Violência escolar é crime

0 comentários
A partir do passado dia 28 de Outubro, os fenómenos de violência escolar, entre os quais o bullying, passam a ser considerados crime e, como tal, sujeitos a sanções que vão desde medidas tutelares educativas a prisão, nos casos mais graves. Confira aqui e  aqui esta e outras notícias da secção de Educação do Jornal "Público".

21 de Outubro - Dia Mundial da Resolução de Conflitos

0 comentários
Convido-vos aqui a consultar o site da MEDIARCOM (Associação Europeia de Mediação), em especial, o programa da 6ª Conferência Anual de Comemoração do Dia Mundial da Resolução de Conflitos, data a assinalar na próxima 5ª feira, dia 21 de Outubro.

Nesse mesmo dia será lançada a obra "MEDIAÇÃO E CRIAÇÃO DE CONSENSUS: OS NOVOS INSTRUMENTOS DE EMPODERAMENTO DO CIDADÃO NA UNIÃO EUROPEIA" que reúne artigos de diversos autores e investigadores, entre os quais destacamos a Dra. Elisabete Pinto da Costa, Directora do IMULP e que, actualmente, se encontra a formar mediadores de conflitos em contexto escolar no nosso Agrupamento.

Aliás, este título, que pode ser adquirido aqui a preço de pré-lançamento (inferior ao preço de capa), integra já a nova secção "Leituras" (na coluna esquerda deste nosso blogue). Neste espaço ficaremos, também, a aguardar as vossas sugestões de outros títulos que considerem importantes para partilha e divulgação de obras ligadas a todo o tipo de esforços no sentido de pacificarmos um pouco mais as nossas relações interpessoais.

Jornal Público - Professores vão aprender a gerir conflitos

0 comentários
Siga o link seguinte e saiba como a mediação está a ser encarada, cada vez mais, como um meio de resolução pacífica dos conflitos em contexto escolar. Não esqueça de deixar a sua opinião e comentários.

Reflectir também é Mediar...

1 comentários
Caros amigos,

convido-vos a reflectir um pouco a partir desta entrevista ao Frei Fernando Ventura.

Deixem os vossos comentários!


Honestidad Campaña de Valores Cívicos

0 comentários
Para reflectirmos todos um pouco...


Formar para Mediar

3 comentários
Olá amigos!

O "Com... Tacto" está de volta e, antes de mais, deseja a todos um ano lectivo em que o respeito, a tolerância perante a divergência e o estreitamento das relações interpessoais possam conduzir-nos a todos ao desenvolvimento de uma cultura de escola pautada pela promoção de formas de convivência mais ricas e enriquecedoras para todos os que intervêm no processo educativo.

Aliás, sendo a Escola um espaço relacional por excelência e uma organização onde se entrecruzam histórias e vivências pessoais, familiares e institucionais, a promoção da convivência é um exigente e quotidiano desafio. A promoção de uma convivência pacífica não significa que não existam ou se eliminem os conflitos mas apenas que a sua abordagem terá que ser diferente: através do diálogo, enfrentando-os de forma inteligente, positiva e criativa e através de uma actualização de valores.

O conflito é natural e inerente a todo o tipo de relações humanas, pode ter resultados positivos e ser uma oportunidade de crescimento. O problema não reside no conflito propriamente dito mas antes na sua má gestão.

Assim, e uma vez que um dos pilares fundamentais da Educação do século XXI, segundo a UNESCO, é o de que a convivência deve ser apre(e)ndida, importa preparar os vários actores da Escola para enfrentar positivamente os conflitos interpessoais quotidianos dado que o ambiente relacional que se vive em contexto escolar é condicionante para o papel que todos os intervenientes devem aí desempenhar e, nessa medida, a escola surge como um espaço privilegiado para se aprender e praticar a mediação, dadas as oportunidades pedagógicas que oferece.

O nosso grande desafio este ano lectivo será o de, com tacto, lançar sementes, construir pontes e criar pontos de contacto, tentando implementar no nosso Agrupamento um Programa de Mediação Escolar que passará, a médio e longo prazo, pela formação de todos os actores que se cruzam na Escola e pela criação de um Gabinete de Mediação de Conflitos.

Tendo presente que o objectivo último da Escola é o crescimento de sujeitos responsáveis e comprometidos, não sendo apenas um lugar onde se ensina e aprende, mas um lugar onde se (con)vive, esta formação visa transformar os visados em agentes activos de uma dinâmica positiva das relações interpessoais no seio da comunidade educativa e, em especial, capacitá-los ao nível da aquisição de conceitos, comportamentos e técnicas passíveis de ensino-aprendizagem enquadráveis nos princípios teóricos da pedagogia pacífica e dos métodos de resolução alternativa de conflitos.


Consciente de que a qualidade do ambiente relacional determina a qualidade e o sucesso das aprendizagens, consciente ainda de que a via da sanção disciplinar tradicional por si só não tem sido capaz de conter o aumento do número de procedimentos disciplinares nos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento, a Direcção do Agrupamento de Escolas de Soure aceitou o desafio lançado pelo Projecto Com...Tacto relativamente à criação de um Gabinete de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar no Agrupamento, como uma forma complementar e alternativa na resolução, e particularmente, na prevenção dos conflitos, da indisciplina e da agressividade em geral.

Assim, e porque a formação dos docentes é indispensável para poder organizar a implementação desse Gabinete, o Órgão de Gestão seleccionou um primeiro grupo de docentes que, directa ou indirectamente, lidam com questões disciplinares e, em colaboração com o Centro de Formação Nova Ágora e com o Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto, deu início a uma Oficina de Formação ― A Mediação Escolar: compreender para prevenir e resolver conflitos ― cuja formação está já a decorrer nas instalações da Escola Sec/3 Martinho Árias, aos sábados. Esta Oficina conta, ainda, com a presença de um elemento da Associação de Pais e Encarregados de Educação que, desta forma se associa e se envolve, igualmente, nesta iniciativa.

Este é um programa ambicioso que envolve a formação de professores-mediadores, numa primeira fase, e gradualmente, a aquisição por parte de outros agentes e actores presentes na Escola (nomeadamente, alunos, pais e técnicos operacionais) de técnicas de mediação de conflitos.

Este é um programa de formação e criação de um clima de escola saudável, que tem as suas etapas e necessita do apoio e envolvimento de todos os agentes educativos.

Não fique de fora! Informe-se e participe!
Veja em seguida, algumas imagens relativas à abertura dos trabalhos no passado dia 4 de Setembro.

Dra. Elisabete Pinto da Costa
(Directora do IMULP e formadora desta Oficina)
Dr. João Paulo Janicas
(Director CFAE Nova Ágora)

Alguns elementos da turma

Alguns elementos da turma

As sessões de formação terminarão no final do mês de Outubro pelo que, no final da formação, aqui daremos conta dos resultados alcançados.

Até breve

Encerramento do Congresso Internacional Violência Entre Pares

0 comentários
Interessante esta notícia! Clique no link abaixo e comente o evento no nosso blog!

Seminário "Bullying"

2 comentários
Teve lugar na passada 4ª feira, dia 26 de Maio, o anunciado Seminário subordinado ao tema "Bullying".

Os trabalhos decorreram no Auditório da Escola Secundária Martinho Árias e contaram com as comunicações do Professor João Amado (Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra), dos Agentes João Pereira e Paulo Girão (Brigada Escola Segura) e com a presença do Sargento-Ajudante Jorge Marques, Comandante do Posto da GNR de Soure.

Ciente da importância que os comportamentos indisciplinados assumem enquanto factor perturbador de um clima pedagógico e de aprendizagem seguro e pacífico, o Director do Agrupamento de Escolas de Soure abriu a sessão manifestando o apoio do Órgão de  Gestão do Agrupamento a esta e outras iniciativas que, de alguma forma, possam contribuir para prevenir ou ajudar a resolver os vários tipos de conflitos que, inevitavelmente, ocorrem na Escola enquanto espaço que reflecte a sociedade em geral.

De salientar ainda que, no átrio exterior ao Auditório, esteve patente uma exposição de trabalhos da autoria da formanda Eugénia Batista. A formanda disponibilizou uma tela e material de pintura para que o público deixasse as suas impressões no fim da sessão. Esta tela foi oferecida à escola.

Veja as imagens!



Deste trabalho resultou igualmente o vídeo da autoria da mesma formanda, que serviu de ponto de partida para as comunicações e que se disponibiliza em seguida.





















Muito obrigada a todos quantos participaram!

Obrigada

0 comentários
Olá a tod@s:

obrigada pelos vossos incentivos, comentários e sugestões!

Continuem a participar...

O Projecto Com...Tacto tentará corresponder às expectativas criadas e continuará a dar-vos notícias sempre que se justifique. Tudo em prol de uma convivência mais pacífica e do desenvolvimento de relações interpessoais mais enriquecedoras.

Vamos lá, então, COM TACTO, fazer CONTACTO!

Seminário "Bullying"

9 comentários
O Projecto Com...Tacto, e as professoras Eugénia Pires, Olga Panão e Dária Soares, levam a efeito a realização do seminário cujo cartaz agora se divulga.

Esta acção contará com a presença do Professor João Amado, investigador da Universidade de Coimbra, autor de diversos estudos sobre a indisciplina escolar e comportamentos desviantes, bem como de elementos da Brigada Escola Segura que têm como missão, entre outras, contribuir para a criação de um ambiente de segurança nos recintos e imediações dos estabelecimentos escolares.

Se é professor, pai, encarregado de educação ou simplesmente um cidadão atento e preocupado com o ambiente que se vive actualmente nas nossas escolas, não perca a oportunidade de se esclarecer sobre um fenómeno que é motivo de muitas interpretações abusivas e erróneas.

Participe!

Seminário "A mediação escolar: instrumento para uma convivência pacífica?"

0 comentários
Teve lugar, no início deste ano lectivo, a realização de um seminário subordinado ao tema Mediação Escolar, dinamizado pela Professora Elisabete Pinto da Costa, Directora do Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto.

Este seminário foi destinado, prioritariamente, a Directores de Turma do 2º e 3º Ciclos e do Ensino Secundário e marcou o início das actividades do Projecto Com...Tacto.

Estiveram, igualmente, presentes a Dra. Brigitte Gonçalves, em representação da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Soure e, ainda, duas Técnicas Operacionais (D. Olinda e D. Cristina) em representação do Pessoal Não Docente.

O Director do Agrupamento de Escolas de Soure abriu os trabalhos dando dessa forma, também, o seu apoio a esta iniciativa e demonstrando o empenho do órgão de gestão em contribuir para o desenvolvimento de um clima relacional positivo em todas as escolas que constituem o Agrupamento.

Veja as imagens!

Projecto Com... Tacto

5 comentários
Crescer neste nosso mundo desenfreado e cheio de problemas, onde a instabilidade, a insegurança e a incerteza fazem parte do quotidiano não é fácil!
O conflito é inerente à interacção humana porque a diferença de opiniões, desejos e interesses se torna inevitável entre as pessoas.
Isto não significa que a sua consequência natural seja a violência, a destruição ou deterioração das relações pois ele pode converter-se, também, num elemento positivo que permita a evolução e transformação das relações entre as partes, com vista a uma maior aproximação, compreensão, respeito e mesmo colaboração.
Deixar que os conflitos se tornem um factor negativo, destrutivo e perturbador ou, antes, agir de forma a que se convertam em momentos de aprendizagem acerca dos outros e de nós próprios depende do modo como os abordarmos.
Por tudo isto, é urgente aprender COM... TACTO a relacionar-se!