Seminário "Bullying"

Teve lugar na passada 4ª feira, dia 26 de Maio, o anunciado Seminário subordinado ao tema "Bullying".

Os trabalhos decorreram no Auditório da Escola Secundária Martinho Árias e contaram com as comunicações do Professor João Amado (Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra), dos Agentes João Pereira e Paulo Girão (Brigada Escola Segura) e com a presença do Sargento-Ajudante Jorge Marques, Comandante do Posto da GNR de Soure.

Ciente da importância que os comportamentos indisciplinados assumem enquanto factor perturbador de um clima pedagógico e de aprendizagem seguro e pacífico, o Director do Agrupamento de Escolas de Soure abriu a sessão manifestando o apoio do Órgão de  Gestão do Agrupamento a esta e outras iniciativas que, de alguma forma, possam contribuir para prevenir ou ajudar a resolver os vários tipos de conflitos que, inevitavelmente, ocorrem na Escola enquanto espaço que reflecte a sociedade em geral.

De salientar ainda que, no átrio exterior ao Auditório, esteve patente uma exposição de trabalhos da autoria da formanda Eugénia Batista. A formanda disponibilizou uma tela e material de pintura para que o público deixasse as suas impressões no fim da sessão. Esta tela foi oferecida à escola.

Veja as imagens!



Deste trabalho resultou igualmente o vídeo da autoria da mesma formanda, que serviu de ponto de partida para as comunicações e que se disponibiliza em seguida.





















Muito obrigada a todos quantos participaram!

2 comentários:

lurdes disse...

Olá
Good night
Espero que com este bloog consiga resultados positivos porque eles são necessários.
Posso desde já dar os parabéns à formanda que fez o filme, é bastante esclarecedor, se eu tinha duvidas, fiquei com certezas, o meu filho foi alias é vitima de bulling, a escola nada faz, a própria directora de turma, de nada se apercebeu, por terceiros soube do que se passava, ficou chocada quando lhe disse o que faziam 94% dos alunos, tive que ser eu a ter uma atitude que não ajudou, esses "meninos" ficaram ofendidos, gostam de pôr adjectivos pejorativos, mas não gostam de os ter, foi uma outra pessoa que entreviu, e a situação melhorou um pouco, e a escola? o que faz ? o meu filho vai chumbar, a sua auto-estima está péssima, e esses meninos????
Só não concordo com um ponto do filme, nem todos os adolescentes que praticam bulling vêm de famílias desestruturadas, muito pelo contrário, talvez possa dizer, como uma simples leiga nestes assuntos, que têm algo tipo duas personalidades, uma para a sua família e outra, a que usam na escola, como irá ser o futuro da escola, se continuar a dar palmadinhas nas suas costas e desculpa-los dizendo: foi uma brincadeira, foi sem querer, foi sem maldade, não sabem o que fazem (?). Outro ponto é que, ainda por cima conhecemos os seus pais, que até são boas pessoas, ou até amigos. Bom, foi um desabafo, foi igualmente positivo poder ver que alguém pensa neste assunto, mesmo sendo tarde para mim, espero que se faça realmente algo na prática e não se fiquem só pela conversa.
EU
(estive á sua frente hoje, num almoço)

Anónimo disse...

olá desde já quero agradeçer a oportunidade que me deram de participar no Projecto Com...Tacto.
Foi uma proposta para uma actividade de animação na qual eu escolhi o tema "Bullying" .
Escolhi este tema porque acho que deveria ser mais explorado e os professores e directores das escolas deveriam estar mais atentos ao que se pasa nos recreios estar atentos aos alunos e ás suas atitudes e os seus comportamentos, porque existem muitas crianças a sofrerem em silêncio pelo facto de serem ameacadas.
agradeco o comentario da d. Lurdes mas quando digo familias destruturadas não é o geral é talvez o que se fale mais.
Porque a maior parte das vezes os meninos de familias bem estruturadas o casos são escondidos e é por isso que quero e gostaria que se fizesse alguma coisa para mudar isso.
Eugenia Batista