Formar para Mediar

Olá amigos!

O "Com... Tacto" está de volta e, antes de mais, deseja a todos um ano lectivo em que o respeito, a tolerância perante a divergência e o estreitamento das relações interpessoais possam conduzir-nos a todos ao desenvolvimento de uma cultura de escola pautada pela promoção de formas de convivência mais ricas e enriquecedoras para todos os que intervêm no processo educativo.

Aliás, sendo a Escola um espaço relacional por excelência e uma organização onde se entrecruzam histórias e vivências pessoais, familiares e institucionais, a promoção da convivência é um exigente e quotidiano desafio. A promoção de uma convivência pacífica não significa que não existam ou se eliminem os conflitos mas apenas que a sua abordagem terá que ser diferente: através do diálogo, enfrentando-os de forma inteligente, positiva e criativa e através de uma actualização de valores.

O conflito é natural e inerente a todo o tipo de relações humanas, pode ter resultados positivos e ser uma oportunidade de crescimento. O problema não reside no conflito propriamente dito mas antes na sua má gestão.

Assim, e uma vez que um dos pilares fundamentais da Educação do século XXI, segundo a UNESCO, é o de que a convivência deve ser apre(e)ndida, importa preparar os vários actores da Escola para enfrentar positivamente os conflitos interpessoais quotidianos dado que o ambiente relacional que se vive em contexto escolar é condicionante para o papel que todos os intervenientes devem aí desempenhar e, nessa medida, a escola surge como um espaço privilegiado para se aprender e praticar a mediação, dadas as oportunidades pedagógicas que oferece.

O nosso grande desafio este ano lectivo será o de, com tacto, lançar sementes, construir pontes e criar pontos de contacto, tentando implementar no nosso Agrupamento um Programa de Mediação Escolar que passará, a médio e longo prazo, pela formação de todos os actores que se cruzam na Escola e pela criação de um Gabinete de Mediação de Conflitos.

Tendo presente que o objectivo último da Escola é o crescimento de sujeitos responsáveis e comprometidos, não sendo apenas um lugar onde se ensina e aprende, mas um lugar onde se (con)vive, esta formação visa transformar os visados em agentes activos de uma dinâmica positiva das relações interpessoais no seio da comunidade educativa e, em especial, capacitá-los ao nível da aquisição de conceitos, comportamentos e técnicas passíveis de ensino-aprendizagem enquadráveis nos princípios teóricos da pedagogia pacífica e dos métodos de resolução alternativa de conflitos.


Consciente de que a qualidade do ambiente relacional determina a qualidade e o sucesso das aprendizagens, consciente ainda de que a via da sanção disciplinar tradicional por si só não tem sido capaz de conter o aumento do número de procedimentos disciplinares nos vários estabelecimentos de ensino do Agrupamento, a Direcção do Agrupamento de Escolas de Soure aceitou o desafio lançado pelo Projecto Com...Tacto relativamente à criação de um Gabinete de Mediação de Conflitos em Contexto Escolar no Agrupamento, como uma forma complementar e alternativa na resolução, e particularmente, na prevenção dos conflitos, da indisciplina e da agressividade em geral.

Assim, e porque a formação dos docentes é indispensável para poder organizar a implementação desse Gabinete, o Órgão de Gestão seleccionou um primeiro grupo de docentes que, directa ou indirectamente, lidam com questões disciplinares e, em colaboração com o Centro de Formação Nova Ágora e com o Instituto de Mediação da Universidade Lusófona do Porto, deu início a uma Oficina de Formação ― A Mediação Escolar: compreender para prevenir e resolver conflitos ― cuja formação está já a decorrer nas instalações da Escola Sec/3 Martinho Árias, aos sábados. Esta Oficina conta, ainda, com a presença de um elemento da Associação de Pais e Encarregados de Educação que, desta forma se associa e se envolve, igualmente, nesta iniciativa.

Este é um programa ambicioso que envolve a formação de professores-mediadores, numa primeira fase, e gradualmente, a aquisição por parte de outros agentes e actores presentes na Escola (nomeadamente, alunos, pais e técnicos operacionais) de técnicas de mediação de conflitos.

Este é um programa de formação e criação de um clima de escola saudável, que tem as suas etapas e necessita do apoio e envolvimento de todos os agentes educativos.

Não fique de fora! Informe-se e participe!
Veja em seguida, algumas imagens relativas à abertura dos trabalhos no passado dia 4 de Setembro.

Dra. Elisabete Pinto da Costa
(Directora do IMULP e formadora desta Oficina)
Dr. João Paulo Janicas
(Director CFAE Nova Ágora)

Alguns elementos da turma

Alguns elementos da turma

As sessões de formação terminarão no final do mês de Outubro pelo que, no final da formação, aqui daremos conta dos resultados alcançados.

Até breve

3 comentários:

Teacher Alex disse...

Oxalá se cumpram as directrizes e metas aqui delineadas, Clara!
Votos de bom ano e sucesso para Com...Tacto :)
Alexandra

Avó Nini disse...

Não estando já a leccionar ( estou reformada )mas tendo filhas no activo,uma delas nessa escola,foi com grande prazer que tomei conhecimento deste vosso projecto. Não desanimem com qualquer contratempo que surja Parabéns pelo vosso interesse.Votos de sucesso.

Anónimo disse...

Olá
Pelo que vejo o projecto "Com… tacto" continua, e principalmente ambicioso, o que é óptimo, principalmente para o publico alvo, espero que o resultado seja positivo, que não se torne uma gota no oceano, mas o Oceano.
Espero que seja um exemplo a seguir por mais Instituições, infelizmente (no meu ponto de vista) é uma necessidade cada vez mais proeminente da nossa sociedade.
As pessoas esqueceram-se á muito o que significa liberdade e respeito numa sociedade democrática como a nossa, e esquecendo estes valores de base, tudo desaba, entra em colapso, que é o futuro que nos espera se nada for agora feito.
Já falei demais desejo principalmente um BOM TRABALHO.
Bjito
Lurdes